Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro



Estive acompanhando minha filha mais velha numa ida à Biblioteca Nacional, na quinta-feira passada. Ela tinha que pesquisar umas revistas antigas para um trabalho de escola e eu aproveitei para dar uma olhada no acervo de lá. Os catálogos estão disponíveis em meio digital e podem ser inclusive pesquisados pela internet no site da instituição.

Foi um prazer enorme verificar que eles tem lá uma coleção da primeira Rolling Stone brasileira, publicada lá pelos idos de 1971, infelizmente incompleta (começa pela edição de número 8). Reler alguma das páginas que tinham ficado na minha memória foi ótimo. Nos poucos anos em que a revista existiu, saíram alguns dos melhores discos de todos os tempos, tanto no Brasil como lá fora. Ler as críticas aos lançamentos de então, feitas nas primeiras audições de álbuns que me acompanharam a vida toda, não tem preço.

Já vi que eles tem também coleções dos jornais da imprensa alternativa da época, como o Movimento e o Opinião. Vou voltar lá para conferir, não há dúvida.


Comentários

  1. Caramba!
    Movimento e Opinião...que legal! Como líamos estes jornais e aguardávamos ansiosos por uma nova edição. Valeu a dica!

    ResponderExcluir

Postar um comentário