Um dos primeiros de um dos muitos últimos




Fabricantes, continuem fabricando, precisamos de seus impostos. Comerciantes, continuem comerciando, precisamos de seus impostos. Consumidores, o cigarro faz mal à saúde, e somos zelosos com ela. Estão cada vez mais proibidos, cada vez mais encurralados, cada vez mais alijados. Não podemos desperdiçar os impostos escorchantes arrecadados de fabricantes e comerciantes com saúde, ainda mais se com a de meros espécimes de saúde falível e espírito fraco. Vocês são um câncer (ôpa!) social que precisa ser extirpado, erradicado, eliminado de nossa bela e equilibrada suciedade, o que não impede, é claro, que arrecademos o animus, digo, impostos de vocês, seus apátridas desqualificados!

Lei anti-fumo: é pra preservar a saúde dos demais? Tem gente que prefere relaxar após um dia de contrariedades, e o único reduto, quase covil, quase esconderijo é o botequim, para onde vão estes que decidem se expor à inclemência da intempérie, como diziam antigas bulas de beberagens, e que convivem naquele momento com outros refugiados naquele campo de concentração (de fumaça).

Proibição de cigarros: é em nome da saúde do brasileiro?...Ah, tá, então calibre amanhã os filtros de escapamento e carburadores de ônibus e caminhões, recolha as bacias de óleo singer de um mês atrás das pastelarias, mais parecido com petróleo, proíba transgênicos, suprima comerciais de remédios com certeza duvidosos, a impressão a laser com seu toner altamente poluidor e poluente, o chumbo da gasolina, os mineradores e seu mercúrio assimilado pelos peixes que consumimos, capeie os córregos para que não sirvam de rede de esgoto, lixo e depósito de pneus velhos... Mas tudo isso, e muito mais sob pena de multas pesadas, lavradas na hora e não passíveis de anistia, e prisão em flagrante com penas pesadas e não passíveis de redução.

Primeiro foi a propaganda, banida das tevês, do rádio, de revistas e jornais, dos outdoors ... tudo bem. Logo, nos aviões, longos voos, gente na cozinha, no banheiro... coisa meio escrota, mas são os tempos, afinal. Muito, muito antes, elevadores e ônibus... mais do que natural. Cinemas e teatros, só no saguão: beleza. Recentemente, inventaram um tal de espaço fechado, com definições hipocritamente abstrusas que incluem qualquer local não inteiramente aberto. O botequim balança, vacila, mas resiste heroicamente ainda. O círculo já está, a essa altura, 320° fechado. Mas agora, aos 355º de cerco aos fumantes, vou sorrateiro comprar um maço e fumar escondido um cigarro, estropalho aleatório a cobrir sedulamente o espelho do meu próprio banheiro para que nem eu me denuncie perante bigbrotherianas câmeras de mim mesmo.

Será que sou pessoa condenada a ser nem o cão tolerado pela gerência na tabacaria? Tabacaria, nossa, que ironia!

Comentários

  1. "estropalho aleatório a cobrir sedulamente"! Com todos os Bulhões de todos os Carvalho! Sinto-me entre o pasmo e a ignorância! Confesso meu assombro, este curso de letras que tu fizeste é dos bão.

    ResponderExcluir
  2. No problems, o sem problemas, mas que assombro é esse? Conheço essas palavras há mais de trinta anos, dos tempos da física, talvez. O que quero saber é se você leu Tabacaria. O que (nem) sempre chega depois também é cultura - pelo menos a ideia é esta.

    ResponderExcluir
  3. Ô que sempre chega depois: meu mini-aurélio digital não tem os verbetes estropalho e sedulamente. Dá pra traduzir "en cristiano"?

    ResponderExcluir
  4. Li sim: Ta-ba-ca-ria. Não foi o que vc escreveu?
    Qual que era mesmo a ironia?

    ResponderExcluir
  5. Junta no google tabacaria e pessoa, a palavra em itálico.
    Estropalho é um pano para limpeza, e sédulo é diligente, cuidadoso.
    Baixa no 4shared o Houaiss, mesmo sem as atualizações de pepinos e abobrinhas do acordo (h)ortográfico.

    ResponderExcluir
  6. Caramba, eu já reconheço o texto do "atrasado" assim que começo ler!!!! uauuuuuuuu to ficando exxxperta.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. E vc tá procurando lógica no que ?
    Não inventamos estas medidas anti-tabagistas, mas simplesmente copiando o que o resto do mundo anda falando e fazendo a respeito do assunto. Somos bons em copiar os outros !
    Pra sermos originais, poderíamos, por exemplo, deixar o cidadão só fumar no seu próprio banheiro, que tal ? rs

    Tô sentindo o cheiro de fumaça daqui !!
    Vc fuma o Continental, acertei ? rsrs

    Agora me dá um medo de escrever por aqui !!!!
    "Ô que sempre chega depois", não fica reparando nos meus erros de português, promete ? Aliás, todos os meus brilhantes e letrados amigos.

    Acho que estou no caminho certo para conseguir o livro !!! Vamos torcer.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah, agora entendi: o estropalho é pra que você não veja a si mesmo no espelho fumando... E a Tabacaria é um texto do Pessoa... Graças aos seus esclarecimentos e ao frescor deste sorvete de flocos que me empenhei em sorver pela testa...

    ResponderExcluir
  9. o www.priberam.pt é um dicionário online de portugal que eu sempre uso, gosto muito, e lá tem estropalho e sédulo. Sédulo eu conhecia, estropalho acabei de aprender...

    ResponderExcluir
  10. Meus amigos,
    Eu não sou irun dito, dito mesmo assim, mas uma vez conheci uma pessoa que conhecia outra que diziam que o era. Se o era ou não já não importa, mesmo porque já não tenho tanta certeza assim. De qualquer forma, já é uma experiência boa, a minha, não é????
    Quanto ao texto, confesso com a simplicidade de quem confessa, que muito me escapou...que pena! Mas eu entenderei, eu entenderei. Aliás, só entendo textos mais difíceis. Os básicos assim, passam-me um pouco ao lado...sou assim desde que nasciiiiiiiiiiiiiiihhhhhhhhh!

    ResponderExcluir
  11. Sério...lendo o poema do Pessoa pude perceber e entender melhor o texto de "o que chegou em boa hora". Funcionou como uma ilustração. G E N I A L!
    Mas, se não é pedir muito, o próximo pode vir com um manual explicativo? bj.

    ResponderExcluir
  12. Gente, quero pedir desculpas pelas confusões e embaraços! Eu juro que, pelo menos da minha (nossa) parte, hemisseculares que somos, achei natural uma ligação naturalmente natural entre meus itálicos - recurso que o Wordinário me permite - e os possíveis resultados resultantes ser uma coisa apreensível. Aliás, nunca uso à toa itálicos, eles têm sempre um significado. Namastê.

    ResponderExcluir
  13. Ô Mariliazinha, não tema, não trema, ou melhor, trema no u. A culpa de seu medo é do que não tem problema de agenda, que divulgou que sou bacharel (baixaréu?), o que não traduz a verdade. Seu esforço pelo livro que comentamos na reunião, sério, me encanta e, juro, me comove.
    Não fumo Continental, sou metido a famoso, fumo roliúde, e olha, vou te repreender pessoalmente na próxima reunião do staff da Aperitivo S.A. por achar que eu vivo procurando erros (ou o que o valha) nos escritos das pessoas. Esteja lá com a cerviz que eu compareço com a cimitarra! Bjssmo

    ResponderExcluir
  14. Espera, vou pegar o dicionário...rs

    Ainda vendem o Continental ?
    No meu tempo de fumante, escolhi fumar o Minister, até o dia em que disseram que dava cancer...mudei para o seu. Ufa, que alívio, estava livre daquela doença maldita.

    Não me repreenda meu amigo, tadinha de mim !!! Estou com o pé imobilizado. Torci e caí. Foi no tornozelo e no peito do pé ( virada esquisita !!! ). Mesmo assim, vc não me disse qdo seria a reunião do Aperitivo. Podem sobreviver sem mim ? Fala com Õ que provoca, que não vai ser ainda desta vez que vamos nos conhecer. Bom, se a reunião for semana que vem...

    Vou repousar meu pezinho em Buzios !!!! ( ordens médicas.. rsrs )

    "O que me encanta é alguem querer tanto um livro como voce"

    bjss em todos

    ResponderExcluir
  15. repousar pezinho em Búzios é muita tiração de onda! aproveita.

    ResponderExcluir
  16. Thedoll, entre "muletar" no rio ou em Búzios...
    by the way, achei a cidade um pouco caída, comida cara, mas, no resto, tava ótimo !! sacô ?
    valeu, aproveitei sim.
    bj

    ResponderExcluir
  17. Neste momento estou numa praça no meio da cidade, crianças brincam alegremente, eu calmamente abro meu livro numa meditação super viajante, derepente senta ao meu lado um estranho fumante dando baforadas estonteantes que projetam-se diretamente nas minhas narinas, sinto-me enjoada com aquele odor fétido e mortal, bem ao meu lado. Horrível.
    Já está mais do q provado, que o cigarro causa câncer de pulmão e outros tantos.
    Se você tem filhos ofereça um pra eles?
    Antigamente, era moda, era charmoso, elegante, hoje é brega e careta.
    Desculpe a sinceridade, mas para relaxar faça amor e PARE DE FUMAR pelo bem dos q estão a sua volta.

    ResponderExcluir
  18. Dona Anônimo, já está mais do que provado que só morre quem (ou o que) está vivo. Desço 20 andares e subo 4, no mínimo, todos os dias, e sempre de dois em dois. Hemissecularmente. Se você morar no Rio, considere-se intimada a comparecer à nossa próxima reunião anual da segunda semana de dezembro (olha só a empáfia do velho), que, aliás, não foi marcada, mas sê-lo-á, nem que seja na terceira semana. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Então é por isto que é magro !!!! rsrsrsr
    Pensei que pudesse subir 20 e descer 4, mas com 1 pé só.
    És um engraçadinho. Como escreve o provocador,
    estou as gargalhadas com esta resposta sua.
    bjs ô atrasado

    ResponderExcluir
  20. Anônimo, Tadinho !!! Ele é do tipo que não bafora ( termo feio ! ) em cima dos outros, ok ?

    ResponderExcluir
  21. Ô Mariliazinha, tenho que te informar de uma coisa chata (gargalharemos disso depois): não se pode pôr espaço entre o "abre parênteses" e o conteúdo, sob pena - e isto vale pra todos - de acontecer esta coisa esquisita aí em cima.

    E o Anônimo é uma mulher, fato que notei pelo "enjoada" em seu texto. Dona Anônimo, considere-se reiteradamente intimada. (ALÔ, PRESIDÊNCIA, MARQUEM ALGUMA COISA!!) Se você for a Bryanna, compareça mais ainda! É um ultimato (ou primeirato)! Caso não, vá assim mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Resolvi responder aqui do trabalho mesmo. Correção em público ? Me lembrou o "Ai Leda".
    Sacanagem !!! (gargalhadas)
    ô Eduardo, estava te defendendo, mas obrigada pela dica. Depois te digo o que se passou com o meu portugues.
    É claro que reparei que era uma mulher e não foi pelo enjoada.
    Fico te devendo uma maça
    bjss professor

    ResponderExcluir
  23. Lords ficam em porto süsseguro no Mar em uma ília, mas o fenômeno dos parênteses se espraia por interrogações, exclamações e reticências... (!?)
    Correto?
    Bryanna ou não, você notou que era uma mulher. Sensível e observador de sua parte. Sensível sua minha defesa (suaminha?), agradeço, cê é um doce.
    Dössekind?

    ResponderExcluir

Postar um comentário