Imortalidade à vera?



A busca da imortalidade e da juventude eterna desafia a séculos a imaginação e a inventividade dos homens. Da mesma forma, a existência de um organismo imortal aqui na Terra parecia impossível. No entanto, um pequeno hidrozoário (4 a 5 mm de diâmetro), Turritopsis nutricula, encontrado em águas tropicais, é agora foco das investigações de biólogos marinhos e geneticistas, em virtude da verdadeira "mágica biológica" que executa e que o torna VIRTUALMENTE IMORTAL. Os indivíduos desta espécie, que se reproduz de forma assexuada, depois de liberarem seus gametas, revertem seu processo de envelhecimento e retornam a forma juvenil. Este processo que ocorre por diferenciação celular, comum na regeneração de tecidos por exemplo, ocorre neste animais de forma atípica, interferindo no processo de envelhecimento normal. Aparentemente, este ciclo de envelhecer e rejuvenescer pode se repetir indefinidamente. Historicamente, a Evolução, através da Seleção Natural e de mutações ao acaso, desenvolveu diversas estratégias, típicas de cada espécie, visando a sua preservação. Outra visão deste processo, afirma que são os genes (pequenas porções do DNA) e não o indivíduo ou a espécie o objeto de preservação da Evolução. Segundo Richard Dawkins, autor de "Deus, um delírio" e "O gene egoísta", são eles, os genes, que comandam os organismos e, no intuito de perpetuarem-se criam, em ambientes altamente competitivos, máquinas de sobrevivência cada vez mais eficazes. Seja como for, a diversidade da natureza e a complexidade dos sistemas vivos que já era inesgotável e indecifrável em muitos aspectos, neste caso, parece zombar do homem moderno e de toda a sua Síndrome de Peter Pan.

Comentários

  1. Essa imagem é a do protozoário "imortal"?
    Que tal lançarmos o bicho como candidato a uma cadeira na ABL? Quando o Sarney morrer, por exemplo...

    ResponderExcluir
  2. Agora, viver pra sempre com reprodução assexuada? Não me parece algo invejável...

    ResponderExcluir
  3. Pois é...
    Protozoário? não! Hidrozoário. Isto não muda nada mas fica cientificamente correto! rs. Aliás, é bom que se diga que o bicho pode morrer de morte matada, ou seja, comido por um predador, etc. Ele não morre é de velhice como nós meros mortais!!!
    Beijosssss.

    ResponderExcluir
  4. Incrível....
    Realmente, reprodução assexuada indefinidamente não me parece algo muito desejável xD

    Agora, logo vem um cientista charlatão patrocinado por alguma empresa famosa desenvolver um creme anti-idade à base de ativos extraídos dessa água-viva aí....
    E o pior é que sempre tem gente que acredita!

    ResponderExcluir
  5. Ok, Ana...bem observado! Não deve demorar muito para a indústria de cosméticos que se nutre da paixão humana pela eterna juventude, lance no mercado algum creme anti-envelhecimento. Se souberes de algo me avise. Serei o primeiro a comprar! Brincadeira...rs.

    ResponderExcluir
  6. Vitamina E é coisa do passado!
    Agora a moda é... (não vai rimar, mas quem se importa?) creme de hidrozoário xD

    Sem dúvida esse creme engana-trouxa não vai demorar muito para aparecer; já lançaram até um à base de... esperma!
    E sei lá quantas já compraram!

    ResponderExcluir

Postar um comentário