Como minha impressora é uma porcaria, acabei abandonando a idéia de fazer as capas imprimindo frente e verso, e optei por um modelo mais simples, com uma capa dupla com a lista das faixas no lado esquerdo da folha e a imagem da capa propriamente no lado direito. Assim, basta dobrar a folha dupla ao meio e temos uma capa com o título e a contra-capa com as músicas. O soft da Acoustica permite a inclusão da relação de faixas de diversas maneiras e com uma grande coleção de imagens e layouts já prontos, o que facilita bastante a tarefa.
Alguns dos resultados obtidos foram:
Efeitos como imagens de background, sombreamento de imagens e de fontes de texto, inserção de faixas e figuras, bem como a variedade de layouts e fontes disponíveis, tudo isso é muito simples de fazer, e o resultado é um trabalho de muito boa qualidade.
Uma boa pesquisa de imagens na internet é fundamental. A capa do CD do Cure foi tirada de um obscuro CD de tributo à banda, enquanto que o background do CD de King Curtis foi obtido de um pacote de imagens de texturas conseguido de um desses sites de downloads que tem por aí. A cuidadosa escolha das fontes para os títulos e nomes de músicas também ajuda muito para obter um resultado final bonito.
Mais alguns exemplos:
Também se obtém bons resultados misturando técnicas e abordagens, com na série de CDs de Bob Dylan:
Aqui, a diferenciação entre os CD que cobrem cada um dos períodos em que foi arbitrariamente dividida a obra de Dylan (o critério maior foi a capacidade de cada CD) é feita da seguinte forma: À mesma imagem icônica do artista, em grande contraste, no primeiro plano, atribui-se uma cor básica diferente no fundo, com as cores das fontes variando igualmente. A contra-capa foi um achado feliz: fotos de violões personalizados à venda na Internet, com figuras mais ou menos representativas da época em que as canções de cada disco foram compostas. Na etiquetas coladas aos CDs, um belo desenho. As músicas são listadas, em fontes de cores diferentes para cada disco, com outro desenho muito bonito de fundo. Os dois desenhos foram obtidos em um site de arte contendo obras de artistas plásticos inspirados em Dylan. Ficou muito bom o resultado, embora talvez um pouco excessivo, quem sabe.
No próximo post, vou colocar as capas que ficaram melhores, na minha opinião.
Comentários
Postar um comentário