Eu tenho o hobby de reunir minha coleção de música digital em CD-Rs, e a necessidade de fazer capas para os meus projetos me levou a algumas experiências com softwares gráficos, sempre de forma muito amadora, claro.

A primeira capa que fiz foi para uma coletânea de Alceu Valença e teve como base a capa interna do CD Maracatus, Batuques e Ladeiras, na qual eu alterei, usando o Corel PhotoPaint, o parâmetro gamma para clarear a imagem e poder aplicar a lista de faixas por cima da imagem. A figura abaixo dá uma idéia:

Depois, fiz uma coletânea dos discos oficiais das escolas de samba do Rio, em 3 CDs, usando a mesma técnica, e as imagens ficaram desse jeito:

A impressão foi feita com o Nero Cover Design, programinha com poucas opções.
Tudo muito tosco, como se vê. Insatisfeito com os resultados, passei a explorar mais os efeitos do Corel, e usando o Word para imprimir as capas em frente e verso, com as imagens trabalhadas na frente e a lista de músicas na contra-capa. Os três discos da compilação do Caetano Veloso ficaram assim:

A diferença, aqui, foi que eu passei a fazer uma capa dupla, com a relação de músicas não interferindo mais com as imagens. Com base numa caricatura fraquinha pega na rede, usei o efeito trace contour do Corel para obter os resultados acima. Depois foi só alterar o balanço de tonalidades para conseguir os fundos diferentes. Mas a impressão frente e verso do Word deixava a desejar.
Sem alternativa naquele momento, ainda fiz mais uma usando os mesmos recursos: GRES Unidos do Viradouro. A capa desta foi mais complicada: alterei uma foto de baixa resolução obtida na rede, que mostrava a bandeira da escola, que era o que eu queria, usando o recurso Whirlpool do Corel. Deu trabalho, mas ficou bem legal:

A melhora dos resultados finais já era visível, e a partir daí eu me fixei no formato slim das caixas de plástico para os CDs, aquelas fininhas. Aí começei a fazer selos dos discos, usando o programa que a Pimaco disponibiliza na Internet para impressão das etiquetas que eles vendem. Apanhei para imprimir os selos alinhados com as etiquetas nos formulários.
Até aqui, todas as imagens eram trabalhadas no Corel Photo Paint, onde também eram redigidos os textos das capas, sendo depois exportadas para o Word e para o soft da Pimaco, para obter a impressão final. Foi aí que eu descobri um software perfeito para a tarefa: O Acoustica CD Label Maker. Com o novo programa, as discografias de Cartola, Bezerra da Silva, Dorival Caymmi, Clara Nunes, Martinho da Vila, João Nogueira e Cat Stevens ficaram desse jeito:








Usei trabalhos do Batistão, caricaturista do Estado de São Paulo, que é um artista fantástico, para os discos de Cartola, Martinho e João, e continuei usando para outros depois desses. A frente do CD da Clara Nunes é uma alteração da capa de um dos discos dela (aplicando o recurso flip horizontal), com a moldura vazada dando o toque de classe. A imagem da capa do CD do Bezerra é também de um dos discos dele, e também invertida horizontalmente. Para a do Caymmi, usei uma pintura da capa de um dos discos originais.
Continuaremos no post seguinte.
UAU! Muito lindas as capas de CD!
ResponderExcluirUau!, que bom que vc gostou. É um senhor elogio.
ResponderExcluir