Redesenhando Logotipos


O logotipo ou marca é a representação gráfica de uma empresa e de tudo o que ela faz ou diz que faz. É a sua porta de entrada e o elo de ligação com seus clientes e futuros clientes. O logotipo deve ser capaz de transmitir emoções e criar significados. O redesenho de logotipo é uma das principais estratégias utilizadas em publicidade, quando uma empresa muda de ramo ou muda seu público alvo pela ação do tempo ou da concorrência. Nessa situação, o logotipo deixa de transmitir a imagem desejada e é necessário alinhá-lo ao novo momento da empresa e ao novo ambiente. Na verdade, observa-se uma relação recíproca: ao mesmo tempo que a imagem e os objetivos da empresa dão forma ao logotipo este recria, ao interagir com o ambiente, a imagem da empresa. De qualquer forma, o novo logo só funcionará se os novos objetivos da empresa estiverem bem definidos. A utilização de formas transitórias na construção de logos, por outro lado, devem ser evitadas à todo custo. Novos desenhos de embalagens, vidros, garrafas, tampas e outros ítens são colocados no mercado todos os dias pela indústria. Um logo que se construa com base em uma dessas formas, rapidamente estará deslocado do novo ambiente e, pior, passará uma imagem de desatualização da empresa. Um bom exemplo, talvez sejam os logos da Coca Cola e da Pepsi. Criados respectivamente em 1885 e 1898, o logo da Pepsi passou até hoje por 11 redesenhos, ao passo que o da Coca Cola não sofreu alteração nenhuma ou somente pequenos ajustes que não provocaram mudanças significativas. Quem não se lembra do logo da Pepsi em forma de tampinha de garrafa de vidro de 1950? Não é do seu tempo? Então veja aí:




Seria muito afirmar que a Coca Cola é a líder do mercado de refrigerantes apenas porque possui uma marca que nada ou muito pouco se alterou com o passar do tempo, resistindo as diversas mudanças de ambiente, incluindo aí, duas grandes guerras mundiais. No entanto, a persistência e a consistência de sua marca são, sem dúvida, componentes importantes desta fórmula mágica muitas vezes imitada e nunca igualada. Eu prefiro suco de laranja...


Se você gosta de Design Gráfico e afins, clic e leia também neste blog:



30 exemplos marcantes da arte do grafite
Cartazes de cinema atuais que fazem a minha cabeça!





Comentários