As oposições a Lula esbravejam contra a ilegalidade da campanha eleitoral antecipada da Dilma. É verdade que a legislação eleitoral vem sendo cinicamente ignorada pelo presidente. Mas é igualmente verdade o caráter hipócrita das críticas, por que todos estão em campanha, todos descumprindo a lei de forma igualmente cínica. A única diferença reside nas diferentes maneiras adotadas para se conduzirem as campanhas. O governo paulista pagando inserções comerciais de propaganda política em redes nacionais de TV foi o primeiro a romper a legalidade, não esqueçam. Mas é óbvio que o poderio do governo, aliado ao fato de que as oposições não têm como definir um candidato a esta altura do campeonato, desequilibram o jogo.
Mas o meu ponto é o seguinte: se existe uma lei (a eleitoral) que ninguém cumpre nem faz cumprir, não seria o caso de se mudar a lei? Qual é realmente o problema em se iniciar a campanha tão antes da hora? A mim parece que uma candidatura lançada de forma tão prematura quanto a de Dilma só pode acumular desgaste pelo tempo enorme de exposição e pelo fato de que o início de uma campanha de sucessão sempre implica em reduzir a capacidade de governar do presidente em final de mandato. Aliás, foi esta opinião que me fez acreditar que a Dilma seria mais um boi-de-piranha do que uma candidata de verdade... Lá no fundo, eu ainda penso se o verdadeiro candidato do Lula ainda vai aparecer mais adiante.
Prá começar, caro " O sem problemas de agenda", este negócio de ilegalidade na campanha eleitoral antecipada do governo é mais velho que o sistema republicano. Todos os governos, em qualquer época, sempre exerceram a mais valia eleitoral que a situação de governar lhes aferece. Por outro lado, acho ingenuo supor que a exposição demasiada da candidata de Lula lhe traga algum desgaste. Ao contrário, esta é a sua única chance de vitória nas próximas eleições presidenciais. Colar sua imagem a de Lula é a sua única opção. E porquê? Muito simples: falta-lhe luz própria! Duro é decidir quem tem menos carisma se Dilma ou Serra. Neste vácuo, pode até surgir um novo nome, para o bem ou para o mal. Beijo!
ResponderExcluirO projeto de Lula, certamente, é 2014. Mas é incrível o fato de que tudo, mas tudo mesmo, vem dando certo pro cara. Até a tal da marolinha foi marolinha mesmo.
ResponderExcluirHá, com certeza, uma euforia no Planalto, uma sensação de que o barbudo será capaz de eleger o poste escolhido - seja ele qual for.
Sinceramente, Patah, acho que estão acreditando na Dilma, sim. O time do outro lado é uma merda no ataque e uma peneira furada na defesa. Quando vemos que a oposição é Agripino Maia, Heráclito Fortes, Arthur Virgilio etc... e mais lembrança do governo FHC, tudo fica muito complicado pro Serra (aliás, outro escroto)
Aposto um joelho pururuca que Dilma leva no primeiro turno.
(Com a voz do Vicente Celestino) Tornei-me ingênuo e na bebida busco esquecer...
ResponderExcluirTá apostado, O que provoca!
ResponderExcluirUm joelho pururuca como tem segundo turno!
Nossos infindáveis seguidores são as testemunhas!