Logotipos bonitos, logotipos feios. Existe isso?

.
Este logo aí, embora preterido pelo cliente que deu preferência a outra opção que apresentei, serve como uma luva para eu escrever a respeito de umas tais "curvas francesas" . Não entendeu nada? Então continue lendo... E aí? achou esse logo bonito ou feio? Será que o cliente não o aprovou por ser feio? Aliás, ser feio ou bonito é importante num logotipo? Como foi feito? como decidir que cores usar? Vamos por partes. Em primeiro lugar, beleza é um conceito que pode variar de uma época para outra, de um lugar para outro, de uma pessoa para outra. Como diz o povo, quem ama o feio bonito lhe parece, não é mesmo? O importante em um logotipo é que ele transmita os objetivos da empresa. Pesquisa, muita pesquisa é o primeiro passo para se fazer um bom logo. A pesquisa ajuda a delimitar o "campo de criação". Embora cada designer tenha seu método próprio de trabalho, eu costumo pesquisar logotipos já criados e todo tipo de material publicado sobre o assunto de interesse (de uma olhada em logolounge.com ). Nesta "olhada" observo formas, cores, fontes, numa palavra: tendências. Agora, veja bem, buscar inspiração não tem nada a ver com copiar a idéia dos outros. Originalidade é tudo. Fiz este logo aí em cima utilizando basicamente a ferramenta Bézier do COREL DRAW. Confesso, porém, que senti a maior vontade, neste trabalho, d e utilizar uma daquelas antigas réguas chamadas "curvas francesas" e voltar à velha prancheta e às velhas canetinhas de nanquim. Entendeu agora? Talvez os novos designers jamais tenham ouvido falar delas. As formas desse logo tem tudo a ver com as tais reguinhas. Vejam aí embaixo a imagem de uma delas.


Uma maravilha, concordam? Enfim, o mundo mudou e também nossas ferramentas de trabalho. Mas, às vezes, que dá a maior vontade de usar uma dessas réguas, ah! isso dá!
Beijo.
Em breve, mostrarei o logo aprovado pelo cliente, ok?

Se você gosta de Design Gráfico e afins, clic e leia também neste blog:

Que tal este logotipo?
Que logotipo é esse meu Deus?
Alguns cartazes da época da "Guerra Fria"
Redesenhando logotipos
Leitor digital Kindle chega ao Brasil
30 exemplos marcantes da arte do grafite
Cartazes de cinema atuais que fazem a minha cabeça!



Comentários

  1. 3 amigos criadores de Logos...
    Eles também lêem
    www.descompensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olhei pro logo e vi uma algema aberta. O que teria uma algema a ver com dermatologia?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. É justamente isso que discute o texto e é para ilustrar essa discussão que este logo está aí. O logo é bonito? sim. É adequado ao cliente? não. Beleza e logotipo nem sempre andam juntos, embora seja o desejado. O logo apresentado e aprovado pelo cliente foi outro e estarei publicando-o aqui em breve. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Claro que existem logos bonitos e logos feios, como qualquer outra coisa.

    Por exemplo, o novo logo do blog é LINDO: boa composição e escolha das cores; além de muito criativo e adequado; genial pôr a foto dos colaboradores em bolachas de chopp!
    Isso sem falar no "Se acessar não dirija" xD

    ResponderExcluir

Postar um comentário