Matéria importante na Carta Capital desta semana:
http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=5250
É sobre o crescimento da presença na mídia eletrônica de várias denominações religiosas e sobre o estrago que esta presença massiva tem causado no debate político e na evolução dos costumes na sociedade brasileira.
Leitura obrigatória.
Leitura obrigatória.
Oi, Paulo. Muito bom o artigo. Eu já tinha lido uma crítica que saiu no Jornalismo B (http://jornalismob.wordpress.com/2009/10/12/igreja-midia-e-politica-uma-relacao-torpe/) e ficado com vontade de ler, mas não lembrei de procurar no site da revista.
ResponderExcluirEm fevereiro, a CartaCapital tinha publicado uma matéria, do próprio Gilberto Nascimento, sobre tema semelhante: o envolvimento de grupos religiosos na política. A matéria se chama "A fé no poder" (incompleta no site http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=3253).
O que me pareceu mais absurdo é que políticos do DEM e do PSOL frequentam indistintamente os cursos de fé e política da Igreja Católica e muitos outros se reúnem sob as evangélicas... Pode ser assustador o quanto essas legendas têm de enganadoras...
Sobre religião e política, gosto de ler as colunas do Helio Schwartsman, na Folha. Ele anda publicando umas coisas meio babacas ultimamente, mas essas três colunas são excelentes.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u592447.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u598859.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u595384.shtml
Abraço.
A influência crescente dos interesses "religiosos" na política é de fato preocupante. Vou acessar os links que vc sugere e se houver algo de relevante a acrescentar, eu posto.
ResponderExcluirAbraço e obrigado pelos comentários.