Kilimanjaro sem neve!

.
[kilimanjaro.jpg]

Ernest Hemingway, Ava Gardner e Gregory Peck perderam a vez para as mudanças climáticas globais. Se fosse hoje, As neves do Kilimanjaro, conto escrito em 1936 pelo autor norte-americano que virou um dos maiores sucessos de bilheteria nos cinemas em 1952, teria, no mínimo, que mudar o título. O motivo é que as famosas neves no maior monte da África, com 5,8 mil metros, que sempre pareceram eternas, estão desaparecendo. Segundo um estudo que será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da Proceedings of the National Academy of Sciences, o gelo no topo poderá desaparecer completamente nas próximas duas décadas. Lonnie Thompson, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e colegas apontam que as temperaturas mais elevadas, em conjunto com as condições mais secas e com menos nuvens, estão contribuindo para a sublimação e o derretimento do gelo no alto da montanha na Tanzânia. Os pesquisadores combinaram medidas da área congelada obtidas a partir de fotografias aéreas com dados sobre alterações na espessura do manto para determinar em que velocidade o gelo está sumindo. Segundo eles, a área total coberta pelo gelo encolheu cerca de 85% entre 1912 e 2007. Se as condições climáticas atuais persistirem, o gelo poderá desaparecer em 2022 ou, no melhor dos cenários, em 2033. Os autores do estudo destacam que embora as neves do Kilimanjaro tenham sobrevivido por 11.700 anos, incluindo secas históricas e alterações climáticas, sem ações de mitigação eficazes as condições atuais poderão não apenas eliminar o gelo na montanha, mas também promover um significativo impacto na vida das comunidades locais na África.

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Comentários

  1. Pois é,no ritmo que o homem e sua ganância continuam esquecendo a natureza, "as neves do kilimanjaro" se transformarão no "morro dos ventos uivantes" se é que a erosão vai deixar sobrar morro, ou num futuro nem tão distante assim será que existirá vento, chuva, terra? ou melhor existirá ainda algum ser que possa ser chamado de Homem? Cada vez mais os Homens perdem o direito a essa classificação, principalmente qdo usado a terminação "Sapiens.. É triste pensar que os frutos de meus frutos , não desfrutarão de tão belas coisas.
    Putzzzzz, divaguei legal agora...

    Bjus,
    Cá.

    ResponderExcluir
  2. Grande parte do continente africano é banhado por rios cujas nascentes se encontram nas "Montanhas da Lua", único lugar da África onde existe gelo perene. Mas acontece que a altura dessas montanhas é relativamente baixa, dada a antiguidade geológica da região. Mesmo um pequeno aumento da temperatura média ali pode fazer com que o gelo derreta, transformando grande parte da rede fluvial em rios intermitentes, o que trará consequências terríveis para os povos de lá.
    Isto fará da África um deserto...

    ResponderExcluir

Postar um comentário