Veneno de cobra contra Doença de Chagas




Uma das mais assustadoras endemias latino-americanas causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi, pode um dia vir a ser tratada com veneno de jararaca.

Isso mesmo. Uma pesquisa realizada pela Uenf identificou no veneno da serpente Bothrops jararaca uma enzima, chamada L-aminoácido oxidase, que causa a morte programada das células do parasita.

Aliada aos métodos já conhecidos de controle do inseto transmissor, popularmente conhecido como "barbeiro", essa enzima poderá, no futuro, ser base para a criação de uma nova droga para controle da doença.

A pesquisa, porém, ainda está no início. Uma das principais dificuldades observadas foi que o mesmo sub-produto da reação química da enzima com os aminoácidos, a água oxigenada, também é tóxico para as células humanas.

A notícia inteira foi publicada no boletim da Faperj, e está disponível no link abaixo:


Comentários

  1. Uauuuuuuuuuuuuu!!! Basta uma picadura, de cobra, pra matar o barbeiro, opsssss quase isso, é a evolução!!!!

    Hehehe Bom dia pro ceissssssss.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Dependendo do barbeiro, ele até pode gostar. Já o tripanossomo, este morre (a picadura é demais para o pobre protozoário).

    ResponderExcluir
  3. Ihhh, isto me lembra colégio, mas é sempre bom ficar antenada com as novidades sobre uma doença tão terrível como esta. A luta maior é para não chegar a ter uma lesão cardíaca, pq se me lembro bem, o aparelho digestivo é o primeiro estágio do mal de chagas, acho. Estou sabendo por aqui, sobre esta nova idéia do veneno de cobra, mas percebi, que não é a solução e sim para "controle da doença", é isto ? E já não tínhamos isto ?
    O pouco que sei é que continuamos dependendo do combate direto ao inseto,ou seja, melhorar as condições de moradia do pobre no campo e qq medicação testada, não consegue obter bons resultados para os doentes crônicos !!! Aliás, como dizem, ela ganhou o estigma de "doença incurável".
    Uma vez dada a importância necessária, precisaremos de muita vontade política para o estímulo às pesquisas.
    Soube de uma frase de Oswaldo Cruz que é simples ( todos devem conhecer ), mas bonita: " Não esmorecer para não desmerecer". Quem já trabalhou na área da saúde sabe bem o que é isto.
    Escreva sempre !!! bj carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Bem, ressalto que a descoberta não prometeu a cura porque ainda é muito cedo, a pesquisa está apenas no início; porém já entusiasmou a comunidade científica brasileira.

    A Doença de Chagas nem sempre se manifesta no aparelho digestivo, os casos que parasita aloja-se no intestino corespondem a menos de 30% dos casos crônicos. A forma final e mais assustadora da doença é mesmo a infecção do músculo cardíaco.

    Outro tratamento que está em fase de pesquisas e já apresenta bons resultados é a utilização de células-tronco para recuperação das áreas lesadas do coração.

    Marília, eu fiz um trabalho sobre a doença de chagas para o colégio este ano xD
    Infelizmente, o link da notícia sobre as células-tronco é antigo, de janeiro deste ano, e não está mais disponível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário