AIDS x Publicidade x AIDS

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A União Européia de portadores de HIV condenou enfaticamente alguns anúncios de combate à AIDS que estão sendo veiculados por canais de TV alemães, produzidos pela agência de publicidade Das Committee, com o slogan "AIDS assassina em massa". O slogan é naturalmente uma alusão ao fato da AIDS matar por ano em todo o mundo cerca de 30 milhões de pessoas. O motivo da celeuma é que os protagonistas das peças publicitárias são, nada mais nada menos, Adolf Hitler, Josef Stalin e Saddam Hussein. Nesses anúncios eles aparecem mantendo relações sexuais com mulheres nuas. Os polêmicos anúncios geraram muitos protestos por parte dos ativistas, que estão responsabilizando seus criadores pelo eventual resultado contrário da campanha. Até dia 1 de dezembro, dia mundial de combate à AIDS, estes anúncios estarão circulando por toda a Europa.

Pessoalmente acho um pouco desfocado esse protesto. Afinal, os caras em questão também não foram assassinos em massa? A associação é direta. As imagens são fortes mas não mais que outras veiculadas em campanhas de combate à AIDS anteriores. Por outro lado, acredito que é válido o questionamento da eficácia desse tipo de propaganda. O conceito é inovador e seus resultados imprevisíveis.

Outros anúncios de combate à AIDS também foram criticados anteriormente. Vejam aí, alguns deles:



Nesse anúncio, onde se vê uma garota com um revólver na boca, muito se criticou a legenda onde se lê "apenas 0,003 milímetros de látex separam a vida da morte". As críticas tiveram seu foco no aspecto dúbio da frase: afinal, ao se dar destaque a finíssima espessura do preservativo está se fazendo campanha contra ou a favor de sua utilização? Esse anúncio foi dirigido pelo alemão Michael Stich, como parte de uma campanha de conscientização sobre a Aids.




Estas imagens fizeram parte de uma campanha francesa de prevenção da AIDS. Seu aspecto assustador foi utilizado para alertar as pessoas dos perigos da AIDS. Transar com escorpião? Carícias com aranhas? Achei essa campanha de gosto bastante duvidoso. Argh!!!




E essas imagens aí? Com o slogan "É fácil perder a cabeça quando se está com tesão" essa campanha foi desenvolvida por uma agência alemã. Taí, gostei! Achei as fotos e o slogan muito pertinentes. Aliás, quem aí não perde a cabeça quando está com tesão? Com a palavra vocês... beijo.

Fonte: Oddee



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Comentários

  1. Prezado "o que desenha", esta campanha já foi lançada há alguns meses,e nos foi mostrada em um congresso.Houve um silêncio ensurdecedor na platéia.Todas estas campanhas são de gosto duvidoso, e não acredito realmente que se consiga atingir o público a que se destina.Mudanças de hábitos relacionadas a um prazer tão fisiológico como sexo, devem causa algum tipo de identificação com o alvo, e dúvido que 90% da população mundial tenha algum tipo de identificação com o "Fuhrer"....os outros 10 não sabem o que é isso..
    Quando eu era residente, lançaram uma campanha genial....era um casal muito sensual, um tanto quanto indefinido, e dizia assim: no ano 2000 serão 30 milhões de pessoas com AIDS.Será que vamos conseguir ignorar tanta gente?
    Vou tentar arrumar e coloco aqui depois....
    Se eu fosse fazer uma campanha, o título seria "Depois da pílula, de rasgarmos os sutians, e conseguirmos transar sem culpa e sem filhos,......PQP>>>>>Bem na minha vez"?????????
    De qualquer forma, bacana seu post...e muito interessante sob o ponto de vista de mercado.... Vera

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  2. Contexto à parte, achei extremamente sensual aquela foto da aranha caranguejeira chupando a mulher. (gargalhadas) (me desculpem mas eu não sou um cara sério)

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  3. O interessante é que apesar de tanto se falar, de tanto se explicar sobre como se dá o contágio, e como fazer para evitá-lo, muita , mas muita gente mesmo transa sem pensar que o outro pode ter uma vida promíscua e estar contaminado, com isso a ciranda aumenta e fica fora de controle. Acho que mesmo as propagandas criticadas tem seu valor, pois vai atingor alguém.
    Quanto a sensualidade da aranha,(rindo bastante) kkkkkkkkkkkkkkkkkk, prefiro o escorpião muito mais interessante e bem posicionado, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Berijos queridos , lindo final de semana.

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  4. As campanhas são, todas, de um mau gosto impressionante. Todas associam sexo à morte, nenhuma valoriza o sexo seguro e nem ensinam ninguém a ter uma vida sexual saudável e com segurança. Detestáveis.

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  5. Se todas essas campanhas foram criticadas, não é pra menos. O mau-gosto explícito e a grosseria revelada adquirem um caráter de crítica não exatamente à negligência no que se refere ao uso do preservativo, mas ao ato sexual propriamente dito.

    Todos esses cartazes mostram o sexo como a prática mais irracional, inconsequente e, por que não, abominável da espécie humana. Ao invés de incentivarem o uso da camisinha de maneira atraente, inteligente ou bem-humorada, apelam para a tortura psicológica abusando dos recursos característicos dos mais repulsivos filmes de terror.

    O problema em questão é a disseminação da AIDS, ou o fato de as pessoas ainda transarem? E com muito prazer, obrigado?

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  6. Toda campanha de alerta deve ser sempre polêmica e causar impacto. A idéia é esta. A primeira com o "Fuhrer" é até interessante se pensarmos que foi feita por uma agencia de publicidade alemã. Vejo duas mensagens ali.
    Se mata tanto, ainda, então é pq não está sendo praticado com racionalidade. O fato é que existem fatos e números. Infelizmente o sexo, hoje, é risco. A única falha nestas campanhas é não chamar atenção para outras formas de contaminação e de preveñção contra a doença.
    Não vejo motivos para protestos, como tb não achei de mau gosto.
    Se todos são inteligentes e bem informados, relaxem e aproveitem, tá ?
    bjsssss

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  7. Grande Marilia. É isso mesmo, temos capacidade para discernirmos o apresentado nas campanhas, infelizmente as mesmas dão a impressão que só se pega Aids através do sexo. E o sexo é a causa mortis da doença. Nós cabeças abertas sabemos que a morte é decorrência de vários passos dados errados e sem nos prevenirmos.
    Bjusssss lindo final de sábado gelaaaaado e não é cerveja.

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  8. "Infelizmente o sexo, hoje, é risco". Essa é a mensagem que a propaganda quer passar e passa. Eu vejo motivos para protestar contra isso. Pra mim, o risco não é o sexo, mas o sexo sem a proteção adequada, assunto que as campanhas ignoram. A humanidade não vai parar de fazer sexo. A luta contra a AIDS passa não pela demonização do sexo, como fazem as campanhas, mas pelo esclarecimento de como proceder com segurança sem abrir mão do prazer. Por isso, as campanhas são puro desperdício de recursos. Servem não aos objetivos declarados, mas a outros que se mantém ocultos. Agora, "o sexo é a causa mortis da doença", eu não faço idéia...

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  9. É isso aí como disseram as meninas, o impacto chama atenção. Mas quanto aqueles q perderam a cabeça rsrsr, concordo literalmente, precisamos do discernimento correto e da camisinha!!!
    Bryanna

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