A Melhor Noite da Minha Vida



Assim que vi, por acaso, em uma revista, daquelas que acompanham o jornal, o anúncio do show do Green Day, na HSBC Arena, completando 20 anos de carreira e o lançamento do novo álbum, "21st Century Breakdown", tomou-me a vontade irresistível de ir. Adoro a proposta da banda e conheço o álbum "American Idiot" praticamente de cor. Além disso, nunca tinha ido a um show de rock: a quando tentei ir a um (Franz Ferdinand, na Fundição Progresso) minha prima me informou, arrasada, que não poderiam ingressar menores de idade em hipótese alguma. Demorei a superar a frustração.

Também por acaso, algumas semanas antes do show do Green Day comentei sobre o evento com o Fernando, amigo muito próximo, meu tio postiço e padrinho da minha irmã. Poucos dias depois, soube que ele tinha comprado os ingressos para me levar! Passado o entusiasmo inicial, vieram os planos: eu faria QUALQUER COISA para não perder essa oportunidade: felizmente, não haveria aula no dia 15 de outubro, por se tratar do Dia do Mestre, quando nossos queridos professores podem coçar um pouquinho.

No grande dia, eu e meu primo Lucas, munidos de documento de identidade, seguimos para o cinema Odeon, onde o Fernando nos buscaria para irmos ao show, marcado para começar às 22:30, com mais duas pessoas. Após altos papos-cabeça e muitos quilômetros rodados no trajeto, chegamos à HSBC Arena, com mais de uma hora de antecedência. Fernando, Lucas e eu seguimos para a pista, os outros, para as cadeiras.

Já na pista, tive um bom pressentimento: o show parecia perfeitamente organizado. Antes da curta apresentação da banda de abertura (meia-boca, diga-se de passagem), fomos surpreendidos com um coelho gigante, rosa, que adentrou o palco bebendo cerveja e requebrando para o público. Nessa hora, quem tinha senso de humor começou a ignorar o aviso de "proibido fotografar durante o show" (ahã, Cláudia, senta lá...) e rir litros com a brincadeira.

No horário marcado, apagaram-se as luzes. O cenário começou a se revelar. É agora! Green Day estava no palco! Comoção geral, gritos difusos. Billie Joe Armstrong tratou logo de pôr alguma ordem na bagunça: arrumou um grito de guerra simples (que o público entoaria em vários momentos) e logo começaram a tocar. A atitude sempre irreverente de Billie Joe contagiava o público mais que qualquer outra coisa: só ele, com a indefectível gravata de seda vermelha e a maquiagem preta contornando os olhos verdes, já era um show à parte. O trio, contando com um guitarrista convidado, tocava hits de todos os seus álbuns, muitas vezes incluindo nos refrões frases enaltecendo o Brasil e, mais precisamente, o Rio de Janeiro, dizendo que voltariam sempre que pudessem.

Dentre os momentos que levaram mais fãs ao delírio, estavam as inúmeras vezes que Billie Joe mandava beijos para o público e chamava espectadores para subirem ao palco e cantarem. Uma garota felizarda ganhou um beijo dele (que inveja!) e um cara de mais ou menos trinta anos foi presenteado com uma guitarra autografada! Antes da metade do show, eu havia pulado, gritado e acenado tanto que já estava dolorida. Mas, parar por quê?

Ao tocar uma música antiga, que poucos conheciam, Billie Joe se decepcionou porque ninguém cantava o refrão. Então, calou-se e deitou no palco; enquanto os outros continuavam a tocar a música. A platéia começou a chiar. Conforme o grito de guerra ia sendo entoado, com mais força e por mais gente, Billie ia se animando, por fim, levantou-se e retomou a música.

A todo momento, o pano de fundo que recobria a parede atrás do palco caía, revelando um novo cenário. Labaredas, chuvas de faíscas e jorros de papel picado complementavam o espetáculo. Billie Joe usou até uma mangueira para "refrescar" o pessoal da pista premier; e uma máquina a pressão para atirar camisetas exclusivas.

De repente, as luzes se apagaram, e os fãs começaram a inquietar-se, pensando se tratar de uma falha técnica. Foi quando a luz voltou, e todos os membros da banda reapareceram... fantasiados! Billie Joe usava um gigantesco par de óculos e uma boie de plumas pink e pretas. Risadas percorreram a pista como um campo magnético. Pouco depois, Billie dava as costas para o palco e mostrava a bunda (bonitinha, por sinal), visivelmente se divertindo. Chegou até a bater uma pro microfone, fazendo caras e bocas, e expulsar Tré Cool, o baterista, de seu posto e começar a tocar, enquanto Tré Cool improvisava alguma palhaçada no microfone.

O show foi tão bom que teve direito a dois bis seguidos. No primeiro, tocaram as faixas consagradas "American Idiot" e "Jesus of Suburbia". Nessa , Billie Joe levaria os fãs ao delírio novamente ao arrancar a própria camisa. Nos segundo bis, após tocarem "Whatshername", a clássica "Wake Me Up When September Ends", tocada com as luzes apagadas, foi acompanhada por um lindo efeito que o público elaborou acendendo as telas dos celulares e fazendo os aparelhos dançarem de um lado a outro, pontilhando a escuridão com nostálgicas estrelas móveis. Eu, claro, não fiquei de fora: acendi o meu também.

Ao final do show, às três da manhã, voltamos para casa só o pó: exaustos, com as pernas bambas, os acordes ainda ecoando na cabeça e a certeza de que aquela foi, pelo menos até então, a melhor noite de nossas vidas.

Comentários

  1. Puxa, estou pra lá de envergonhado. Nunca tinha ouvido falar nesse "Green Day".
    Mas depois dessa postagem, começo a virar fã.

    ResponderExcluir
  2. Esta é a minha menina!
    Que bom que você gostou do show.
    Fico feliz em ter cedido a primazia de levar você ao cumpadi Fernando. Ele ficou tão orgulhoso quanto eu. Beijos mil, minha linda. Que todos os shows que você assistir sejam tão bom quanto esse.

    ResponderExcluir

Postar um comentário