O impasse

Me lembrei de uma história da época em que comecei a militar no movimento estudantil, lá por volta de 1977.
Havia uma proposta de os estudantes de física do Estado criarem uma revista comum, tratando do ensino da disciplina e, evidentemente, dos problemas de organização dos estudantes, que começavam a se organizar para recriar as entidades estudantis que tinham sido fechadas pela ditadura.
A única entidade estudantil existente na época era o diretório acadêmico da PUC-Rio, e foi lá que nos reunimos, representando os alunos da UERJ (meu caso), UFRJ, UFF e não lembro se mais alguma.
A importância da publicação para o movimento foi rapidamente reconhecida por todos os participantes. Como faríamos, na prática, para realizar o projeto?
Discute pra lá, discute pra cá, chegou-se à questão de fundo: como se daria o processo de decisão sobre a linha editorial daquela que seria a Revista dos Estudantes de Física do Rio de Janeiro?
O DA da PUC, então hegemonizado pelo Partidão, argumentando com "a necessidade de se reforçarem as entidades estudantis", defendeu que "as entidades" (lembrem, só existia uma!) decidiriam tudo o que houvesse para se decidir.
Os estudantes das demais escolas, todos empenhados no processo de construção das suas respectivas organizações de base, obviamente queriam participar destas decisões. E todos defenderam conjuntamente que se criasse uma comissão com representantes de todos os cursos presentes para que se editasse logo o primeiro número da unanimemente considerada fundamental Revista.
Duas propostas colocadas, como decidiríamos a questão? Pelo voto, claro.
Mas aí o DA do Partidão disse: só têm direito a voto as entidades (lembrem, só tinha uma!)! Os demais reagiram: ou o voto por cabeça dos presentes da reunião ou o voto por escola participante!
Como decidir o encaminhamento da votação? "Voto por entidades!" diz o DA do Partidão. "Voto por cabeça no encaminhamento" dizem os demais.
Resumo da ópera: a Revista fundamental para a organização dos estudantes de Física do RJ jamais viu a luz do dia...
Pano rápido.

Comentários