Desde o episódio da "Carta ao Brasileiros" que antecedeu a primeira eleição de Lula à presidência da República que eu venho dizendo por aqui que ele e seu partido, o PT, tinham completado o processo de integração à ordem dominante, que vinha se desenvolvendo desde a desintegração dos núcleos de base partidários, e por isso já não serviriam mais como agente e instrumento de mudanças sociais de interesse da classe trabalhadora.

Os amigos que ainda se referenciavam com o PT discordavam, em sua maioria. Diziam que não, que o problema não era uma adesão do partido e de suas principais lideranças à ordem, mas que a falta de combatividade dos governos petistas era uma realidade imposta por uma "correlação de forças" vigente na sociedade, que era tida como permanentemente favorável às forças reacionárias.

Todos diziam: o tempo vai mostrar quem tem razão!

Desde então, cinco eleições para presidente foram ganhas (dizem que pelos representantes das forças populares), das seis que ocorreram até hoje. E a tal "correlação de forças" só se alterou... para pior! Como isso foi possível, se os reacionários foram batidos em quase todas?

Será que em quase trinta anos já deu tempo suficiente para ver de que lado a razão estava, afinal?

Onde estarão todos aqueles que diziam que o tempo iria mostrar que eu estava errado? Será que ainda esperam que saiam coelhos desse mato já todo derrubado? Ou estarão se comportando como os avestruzes das lendas, que enterrariam a cabeça na areia (os de verdade não fazem isso) para não verem o mundo real?


Comentários